China quer ajudar o Egito a desenvolver energia nuclear
2006-11-07
A China confirmou seu interesse em cooperar com o Egito no desenvolvimento da energia nuclear, desde que seja para uso civil e de acordo com o Tratado de Não-Proliferação nuclear (TNP). "Egito e China são signatários do TNP e os dois se comprometem a um uso pacífico da energia nuclear", disse em entrevista coletiva a porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Jiang Yu.
Jiang afirmou que a colaboração com o Egito "será para o uso civil". Em setembro, o Egito anunciou que retomaria seu programa nuclear pacífico para atender às suas necessidades de energia elétrica, e elegeu Rússia e China, em vez dos Estados Unidos, como parceiros estratégicos.
Hoje, os dois países comemoram o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, com a visita à China do presidente egípcio, Hosni Mubarak, e a divulgação de um comunicado conjunto. Mubarak chegou na sexta-feira a Pequim para participar da cúpula sino-africana que terminou no domingo e agora faz uma visita de Estado ao país.
No comunicado, emitido após um encontro entre Mubarak e o presidente chinês, Hu Jintao, os dois países se comprometeram a aprofundar os laços estratégicos, ampliar a cooperação e explorar "meios efetivos de cooperação entre a China, o mundo árabe e a África". Segundo a agência estatal "Xinhua", Hu aceitou o convite do presidente egípcio a visitar seu país em breve.
(EFE, 07/11/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2583001-2583500/2583305/2583305_1.xml