Poluição aumenta entre ricos e cai entre pobres, aponta relatório da ONU
2006-11-07
Um relatório da ONU sugere que as emissões de dióxido de carbono, os gases causadores do efeito estufa, aumentaram entre 2000 e 2004 nos países industrializados. O aumento foi superior ao da década passada. O estudo, no entanto, ressalta que em nível geral, as emissões caíram cerca de 3% em países em desenvolvimento.
Segundo o relatório, Dados sobre Gases Poluentes 2006, a subida nos níveis de emissões é preocupante. O estudo, lançado em Bonn, na Alemanha, sugere aos países que intensifiquem políticas de promoção de cortes das emissões. O relatório, lançado pela Secretaria da Convenção sobre Mudança Climática da ONU, compilou dados de 41 países industrializados. Os Estados Unidos, que são o maior emissor global de dióxido de carbono, não participaram da pesquisa.
Maria Netto, da Secretaria da Convenção sobre Mudança Climática, disse à Rádio ONU, de Bonn, que muitos países hesitam para reduzir as emissões por causa do custo. “As emissões são correspondentes ao crescimento econômico, é claro que o modelo de diminuir as emissões requer que os países tenham capacidade interna de executar políticas e medidas para poder reduzir as emissões. Por exemplo, os países têm que ter políticas para transporte, área de energia, de construção, diversas coisas. Afetam vários setores econômicos” disse.
De acordo com o relatório, a redução das emissões é mais urgente no setor de tranportes, que por sua vez, é o mais difícil de combater. O documento não analisou economias emergentes como por exemplo a Índia, a China e o Brasil. Para o secretário-executivo da Convenção sobre Mudança Climática, é necessária uma ação global que leve a investimentos na geração de energia limpa segundo o Protoco de Kyoto.
(PNUD/Brasil, 06/11/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=27598