ONU discute aquecimento global em conferência mundial no Quênia
2006-11-06
A ONU dá início nesta segunda-feira a uma discussão sobre novas formas de intensificar a luta contra as alterações climáticas, na 12ª Conferência das Partes (COP) da Convenção do Clima, que ocorre em Nairóbi (Quênia). O período que se seguirá ao Protocolo de Quioto - cujo prazo expira em 2012 - e o envolvimento de grandes economias emergentes como Brasil, Índia e China nos esforços de redução de gases poluentes são alguns dos assuntos prioritários do encontro.
Pela primeira vez, os trabalhos serão desenvolvidos em um país da África Sub-Saariana, região particularmente vulnerável ao aquecimento global e sem meios de enfrentá-lo, ressaltou Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção da ONU sobre alterações climáticas. Assim como em Montreal (Canadá) no ano passado, a Conferência Internacional, desta vez em Nairóbi, servirá de pano de fundo para as negociações da Convenção do Clima - à qual aderiram 189 dos 192 Estados-membros da ONU - e para a segunda reunião das Partes do Protocolo de Quioto, ratificado por 156 países, com exceções notáveis dos Estados Unidos e da Austrália.
No período 2008-2012, atualmente coberto pelo Protocolo, 35 países industrializados e a União Européia - nações do Anexo I, que respondem por cerca de um terço das emissões de gás de efeito estufa mundiais ? devem reduzir em conjunto 5% de suas emissões, resultantes principalmente da combustão de energias fósseis (gás, petróleo e carvão). Com exceção dos países do Leste e do Centro Europeu, onde as emissões de dióxido de carbono baixaram 37% desde 1990 devido à recessão econômica, as outras nações industrializadas aumentaram 11%.
Yvo de Boer insistiu que estes países devem intensificar seus esforços e colocar em prática políticas vigorosas, visando sobretudo à área dos transportes - cujo aumento nas emissões foi de 24% entre 1990 e 2004.
Para deter o aquecimento do planeta seria necessário reduzir as emissões de gás de efeito estufa em cerca de 60% até 2050.
(Lusa, 06/11/2003)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa/2006/11/06/ult611u73360.jhtm