O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Erney Camargo, reuniu-se na última quarta-feira (1/11) com os presidentes das Fundações de Amparo a Pesquisa (FAPs) dos estados do Paraná, Jorge Bounassar Filho, do Rio Grande do Sul, João Antônio Henriques, e de Santa Catarina, Vladimir Piacentini, para discutir uma parceria que viabilize a formação da Rede Guarani-Serra Geral.
A Rede proposta deverá ser constituída por pesquisadores das universidades e instituições de pesquisa dos referidos estados, com o objetivo principal de gerar conhecimentos técnicos e científicos para a proteção e o uso sustentável das águas do Sistema Integrado Aqüífero Guarani-Serra Geral. O conhecimento gerado irá orientar a gestão integrada das águas superficiais e das águas subterrâneas da região pesquisada.
Nesta parceria, o CNPq colocará a disposição das FAPs o recurso total de R$ 1,950 milhão, oriundo do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), distribuído igualmente entre as Fundações, para desenvolver o projeto de implantação da Rede. Em contrapartida, as FAPs ficarão responsáveis por aportar recursos aos projetos, no valor total igual ao concedido pela Agência.
Participaram também da reunião os diretores do CNPq José Roberto Drugowich e Manoel Barral, a coordenadora-geral de Ciências da Terra e Meio Ambiente, Helena Luna, dirigentes e técnicos da Agência Nacional de Água (ANA).
(CNPq, disponível na
Agência MCT, 03/11/2006)