Sema autoriza captação de água na foz do Rio dos Sinos
2006-11-06
O Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) autorizou, sexta-feira (03/11), a captação de água na foz do Rio dos Sinos, próxima ao Rio Guaíba. A liberação vale desde a meia-noite de sexta-feira por tempo indeterminado. A medida visa a garantir irrigação em áreas de produção de arroz. "Esse pessoal irá captar água do remanso do Guaíba, sem influência no Rio dos Sinos propriamente dito", explicou o diretor do DRH, Rogério Dewes.
Segundo o dirigente, ainda não há condições de autorizar a captação na parte alta do Rio dos Sinos. "Vamos aguardar o final de semana, pois há previsão de chuva, e, na segunda-feira, fazer uma reavaliação. Se a situação se alterar, poderemos autorizar algumas captações."
Conforme o consultor de Recursos Hídricos da Farsul, Ivo Lessa, é justamente na parte superior, a partir do município de Taquara, que se concentra o problema. Dos 30 produtores (cinco mil hectares), 21 estão localizados nessa área. O cronograma estabelecido pela Farsul e Irga, enviado ao DRH, solicitava a liberação de captação mínima de 12 horas pelo período de cinco dias. "Queremos garantir o abastecimento mínimo." A flexibilização de captação é prevista na Resolução no 30 do Conselho de Recursos Hídricos (CRH) da Secretaria de Meio Ambiente.
(Por Ivo Lessa, Correio do Povo, 04/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp