A Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR) e o Conselho Indígena de Roraima (CIR) reunirão 70 lideranças indígenas no Centro de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (Surumu), nos 08, 09 e 10 de novembro, para debater o fortalecimento dos povos e comunidades indígenas no Estado de Roraima. O Seminário "Mulheres indígenas, fortalecendo os povos indígenas", tem o objetivo de proporcionar a articulação, troca de experiências e contatos de diferentes mulheres para construir uma agenda das questões essenciais das indígenas.
As mulheres vão debater sobre a Convenção 169, da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração da Organização dos Estados Americanos (OEA), e o Projeto de Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas na ONU e OEA. A coordenadora da Omir, Iranildes Barbosa, destaca que o seminário vai elaborar um documento com o resumo das discussões para servir como plano de trabalho do movimento das mulheres indígenas em Roraima.
"Também vamos discutir estratégias de participação das mulheres indígenas de Roraima na Conferencia Nacional de Mulheres, programada para ocorre no próximo ano", lembra Iranildes.
O seminário terá a participação das organizações indígenas estaduais, de representante do Departamento de Mulheres da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (Mama), Comitê para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (Cedaw), e da Articulação de Mulheres Brasileira (AMB).
Para realizar o evento, Omir e CIR tem o apoio da União Européia. Os organizações contam com parceira da Sempre Viva Organização Feminista (SOF), CEJIL, Oxfam, Norad, Themis, Rainforets Foundation-US e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.
(
Adital, 03/11/2006)