Uma viagem pelo mundo do eucalipto
2006-11-03
Arvore imigrante, originária da Austrália, o eucalipto tem ocupado as manchetes por conta de uma polêmica que se acirra no Rio Grande do Sul, onde três empresas planejam plantá-lo em grande escala para produzir celulose.
Sua presença no Brasil, no entanto, já tem mais de um século anos e seu valor econômico é comprovado em inúmeras atividades – desde a indústria de papel, passando pela fabricação de móveis e a produção de resinas, até o simples fornecimento de moirões para cerca.
É esta trajetória que o jornalista Geraldo Hasse descreve no livro “Eucalipto –Histórias de um Imigrante Vegetal”(*), em que procura colocar numa perspectiva mais ampla o embate que hoje contrapõe ecologistas gaúchos e as indústrias de celulose.
“A árvore em si não é vilão nem solução de nada, o que pode fazer dela uma coisa ou outra é o uso, as condições em que ela será plantada”, diz o jornalista que escreve e pesquisa sobre o tema há duas décadas. O livro será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre na próxima quinta-feira (9) às 18h30.
(*) JÁ Editores, 180 pg, R$ 25,oo