Região do semi-árido vai ganhar duas mil cisternas
2006-11-03
Os moradores da região do semi-árido paraibano têm uma boa notícia: até o final do ano, na região castigada pelos longos períodos de estiagem, serão construídas duas mil cisternas para amenizar a problemática da falta de água. As cisternas serão construídas através do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o semi-árido: um milhão de Cisternas Rurais - P1MC da Articulação no Semi-Árido (ASA-PB), que tem escritório de representação em Campina Grande.
O objetivo é beneficiar milhares de famílias em toda a região semi-árida com água potável, através das cisternas de placas. Com a capacidade para armazenar 16 mil litros de água que serão captadas das chuvas, a cisterna é construída com ajuda dos pedreiros das próprias comunidades, formados e capacitados pelo P1MC e pelas próprias famílias beneficiadas.
De acordo com José Camelo da Rocha, membro da comissão da ASA-PB, cada cisterna custa em média R$ 1.200 para ser implantada na comunidade. A prioridade do programa, segundo ele, é atender às famílias que moram na zona rural do semi-árido, que não tenham condições de ter água potável para beber e que sejam cadastradas no Programa Bolsa Família. O programa também orienta os moradores para que utilizem da melhor forma a água armazenada. A meta é construir na Paraíba 27 mil cisternas.
(Por Adriana Alves, Jornal da Paraíba, 01/11/2006)
http://jornaldaparaiba.globo.com/