Stora Enso pretende implantar 5 mil hectares de eucaliptos em municípios gaúchos até o final do ano
2006-11-03
A Stora Enso está dando início às atividades ligadas ao plantio de eucaliptos no Estado. Conforme o diretor florestal da Stora Enso América Latina, João Borges, até dezembro, a empresa planeja implantar 5 mil hectares nos municípios de Rosário do Sul, Alegrete, São Francisco de Assis, Unistalda e Itaqui. Os projetos foram autorizados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam) em propriedades com áreas inferiores a mil hectares, conforme previsto no Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do RS.
O projeto da Stora Enso no Estado prevê o investimento de 400 milhões de dólares para a formação de uma base florestal de cerca de 100 mil hectares de eucaliptos, sendo 20% do total feito por meio de produtores terceirizados. Borges destaca que a empresa destinará 40% de suas propriedades para compor reservas e áreas de preservação, e que, futuramente, pretende construir uma indústria de celulose, com capacidade para 1 milhão de t/ano para exportação.
Os plantios deste ano serão realizados por três empresas especializadas: Carpelo, Nativa e Plantar. A expectativa de Borges é de que esta primeira etapa gere 400 empregos diretos. A política da Stora Enso é dar prioridade à contratação de mão-de-obra na região. Além disso, seguramente haverá reflexos na geração de empregos indiretos decorrentes da atividade das empresas encarregadas dos plantios. Em Rosário do Sul, onde o programa prevê o plantio de 3 mil ha em 2006, muitos já estão trabalhando, como o tratorista João Silvano, 52 anos. "Desde pequeno, eu trabalhei na agricultura, sempre fui tratorista, mas, com as barragens quase todas secas, não encontrava serviço", explicou. Somente na semana passada, a Nativa abriu mais de cem vagas de ajudante florestal e operador de máquinas.
(Correio do Povo, 03/11/2006)
http://www.correiodopovo.com.br/edicaododia.asp