PF combate quadrilha que encobria crimes ambientais no Rio
2006-11-03
Uma operação realizada nesta quarta-feira (1/11) pela Polícia Federal (PF) do Rio pretende prender 29 empresários e servidores do setor de fiscalização do Ibama suspeitos de integrar uma quadrilha que encobria crimes ambientais.
De acordo com a PF, os servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) extorquiam empresários dos setores imobiliário, comercial e industrial em troca da emissão de pareceres técnicos favoráveis a determinados empreendimentos, quase sempre localizados em áreas de proteção ambiental.
Outra atividade mantida pelos criminosos, ainda de acordo com a PF, era o recebimento de propina relacionada à pesca de sardinha realizada no período de defeso.
Servidor do Ibama atira no próprio peito após receber voz de prisão
Um servidor do Ibama atirou contra o próprio peito ao saber que seria preso pela PF em sua casa, em Pedra de Guaratiba (zona oeste do Rio). Ele pediu que os agentes esperassem à porta, foi ao quarto e atirou. Ao ouvir o disparo, os agentes invadiram o imóvel. Ele está internado em estado grave no Hospital Pedro 2º.
O servidor é uma das 29 pessoas investigadas pela PF por suspeita de integrar uma quadrilha que encobria crimes ambientais.
(Folha Online, 01/11/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u127699.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u127721.shtml