China anuncia construção de nova usina nuclear até 2015
2006-11-03
A China abrirá uma nova usina nuclear no leste do país até 2015, que se somaria às seis centrais que já estão operando, informou nesta quinta-feira (02/11) a agência oficial "Xinhua". A central ficará na cidade de Rushan, situada na província de Shandong.
A criação da central foi decidida através de um acordo assinado na quarta-feira pelas quatro empresas que participarão da administração da usina: a CNECC, a Shandong Luneng Group, a Huadian e a Shandong International Trust and Investment. A CNECC será a acionista majoritária da central, já que ficará com 51% dos títulos.
A central se chamará Hongshiding e inicialmente terá dois reatores com capacidade para gerar 1 milhão de quilowatts, mas, no futuro, deve aumentar sua capacidade de produção. Atualmente, a China tem seis usinas nucleares, que somam 11 reatores, com uma capacidade total para gerar 8.700 megawatts.
A energia nuclear representa apenas 2,2% da total na China, país que usa principalmente o carvão como fonte energética. No entanto, o país quer diversificar a demanda por outras energias que Pequim considera "limpas", como a nuclear, a hidrelétrica e a eólica. A China espera aumentar de 2,2% para 4% o total de energia consumida pelo país obtida de suas usinas nucleares até 2020, quando espera possuir 40 reatores atômicos.
(Efe, 03/11/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=27643