Fazendeiros Australianos perdem bilhões por não participar de Kyoto
2006-11-03
Segundo um novo relatório, publicado pelo Climate Institute, os fazendeiros Australianos estão perdendo até A$2.5 bilhões em potenciais lucros que poderiam ser adquiridos se o país participasse dos esquemas de redução de emissões do Protocolo de Kyoto.
Reduzindo o desmatamento os fazendeiros poderiam ter ganho A$1.8 bilhões entre 2008 e 2012, se a Austrália tivesse ratificado o Protocolo de Kyoto, podendo ainda ter lucrado de A$700 - A$900 milhões através da negociação doméstica de emissões, segundo o relatório patrocinado pela Federação Nacional de Fazendeiros da Austrália.
“Estes dois estudos juntos indicam que a ratificação do Protocolo de Kyoto e a implementação de um esquema de comércio de emissões poderia fornecer aos fazendeiros uma renda de A$2.5 bilhões ao longo de cinco anos,” declarou o presidente do Climate Institute, Corin Millais. “Ao contrário, os fazendeiros que mais esforçaram-se para reduzir as emissões de gases do efeito estufa na Austrália, estão sendo penalizados financeiramente pelas políticas governamentais atuais.”
O instituto disse que o Primeiro Ministro John Howars está errado ao pensar que a Austrália pode alcançar a sua meta de reduzir 8% as suas emissões em relação a 1990 até 2012 reduzindo somente as emissões reais. Uma redução do desmatamento também é necessária, indica o relatório.
(Por Fernanda B Muller, CarbonoBrasil, 02/11/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=15895&iTipo=5&idioma=1