Sociedade Mundial de Proteção dos Animais leiloa baleia no eBay para protegê-la de caçadores
2006-11-03
Um grupo de defesa dos direitos dos animais recorreu ao site de leilões eBay para proteger uma espécie de baleia ameaçada de extinção contra caçadores de baleias da Islândia.
A Sociedade Mundial de Proteção dos Animais (WSPA, na sigla em inglês) está leiloando os "direitos" sobre a vida de uma baleia no site.
A organização quer arrecadar U$180 mil, o preço de mercado de toda a carne de uma baleia fin. O leilão começa nesta quinta-feira e termina no dia 12 de novembro. Os ativistas pretendem dar o dinheiro aos pescadores e pedir que eles deixem uma baleia viver. O retorno da Islândia à pesca comercial de baleias após uma suspensão da atividade por mais de 20 anos provocou protestos diplomáticos de vários países.
Na quarta-feira, um grupo de 25 países, entre eles o Brasil, entregou uma carta formal de protesto ao governo da Islândia por meio de embaixadas em Reykjavik. A WSPA diz que o leilão no eBay é uma tentativa de envolver o público do mundo na luta para salvar as baleias. Os que visitarem o site da entidade poderão doar em torno de US$ 20 ou mais.
"Estamos pedindo ao público que faça sua oferta pela vida dessa baleia e envie uma mensagem à Islândia", disse a diretora da campanha, Leah Garces. "A mensagem é que o público não aceita a caça desses animais". "Esperamos que a mensagem seja forte o suficiente, que haja uma condenação internacional", acrescentou. "(A caça da baleia) é cruel e o público é contra."
Campanha
A entidade admite que os caçadores de baleias da Islândia ou o governo do país possam se recusar a aceitar dinheiro arrecadado dessa forma. Mas Garces negou que a idéia seja apenas um golpe publicitário. "A intenção é conscientizar a Islândia de que isto não é aceitável", disse Garces à BBC. Se o país não aceitar o dinheiro, a quantia arrecadada será usada em campanhas pela proteção das baleias, diz a WSPA.
O governo da Islândia anunciou no mês passado que vai retomar a caça comercial das baleias após uma pausa de 20 anos. O país pretende caçar 30 baleias mink e nove baleias fin no próximo ano. A baleia fin está incluída em uma lista de espécies ameaçadas de extinção, reconhecida internacionalmente.
(BBC, 02/11/2006)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/11/061102_baleiae-baymv.shtml