Fepam apresenta em Araricá ações da força-tarefa no Rio do Sinos
2006-11-01
O secretário estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Cláudio Dilda; o presidente da Fepam, Antenor Ferrari; o diretor técnico da Fepam, Jackson Muller; o engenheiro químico Ênio Leite, e o químico do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb), Mauro Moura, participaram, na manhã de hoje (01/11) da reunião ordinária da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvrs), no município de Araricá. O evento, realizado na sede do Centro Cultural do município, contou ainda com a presença da Famurs, de prefeitos e representantes dos 20 municípios que integram a Amvrs, Comitê Sinos e Secretaria das Obras Públicas e Saneamento (SOPS).
“É preciso o engajamento de todos nesta grave questão ambiental. Só assim poderemos, em conjunto, planejar o futuro na bacia do rio do Sinos”, avaliou o presidente da Fepam.
De acordo com o presidente da Amvrs e prefeito de Araricá, Flávio Luiz Foss, um dos objetivos do encontro foi planejar as ações para melhorar a situação da bacia do rio do Sinos de forma permanente e, ao mesmo tempo, aproximar os prefeitos da região num só objetivo. “Queremos unir forças para resolver este problema sério que é o saneamento básico no rio do Sinos”, enfatizou. “Juntos vamos fazer este processo avançar”, reforçou.
Na ocasião, o diretor técnico da Fepam, Jackson Müller, apresentou um relatório sobre as ações desencadeadas pelo órgão ambiental durante o acidente envolvendo a mortandade de peixes, que teve início no dia 08 de outubro no Arroio Portão, enquanto o engenheiro químico Enio Leite mostrou dados históricos sobre a qualidade das águas no rio do Sinos.
Na próxima terça-feira (07), às 14h, o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Dilda, e o prefeito de Araricá, representando os municípios da região, se reúnem em Brasília com a bancada federal gaúcha a fim de obter recursos para o saneamento básico.
Liminares
O desembargador Wellington Pacheco Barros, do Tribunal de Justiça do Estado, indeferiu pedido de suspensão da liminar concedida pelo juiz de Direito de São Leopoldo, que mantêm em sigilo os nomes das empresas autuadas pela Fepam e que estão descumprindo as exigências ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos. O recurso foi proposto pelo Departamento Juríduico da Fepam. Agora as partes e o Ministério Público deverão ser ouvidos. Posteriormente o processo será submetido à 4º Câmara Cível do TJE.
(Assessoria de Imprensa da Fepam, 1/11/2006)