Força Tarefa vistoria empresa no Vale dos Sinos
2006-11-01
As equipes da Força Tarefa vistoriaram 12 empresas em dois dias de fiscalização no Rio dos Sinos, em função do decreto de situação de emergência ambiental assinado em 26 de outubro último. A fiscalização continua intensa nas bacias hidrográficas dos Rios dos Sinos e do Gravataí.
Na terça-feira (31) os técnicos da Fepam realizaram nova medição do índice de oxigênio dissolvido na água: Arroio Luís Rau (São Leopoldo)=2,9 miligramas por litro dissolvido; Casa de Bombas Gauchinha (Novo Hamburgo)=2,7 miligramas p/ Litro; BR 116 (São Leopoldo) = 2,3 miligramas p/Litro; Arroio Portão (São Leopoldo)=0,4 miligramas p/Litro e no Passo do Carioca(Sapucaia do Sul)=1,4 miligramas p/Litro
Para melhorar a vazão do rio dos Sinos foi levantada a possibilidade de utilização da Barragem do Parque das Laranjeiras, no rio Paranhana, em Canela. É uma antiga usina da CEEE que foi desativada e cedida do Estado para a prefeitura de Canela. O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Rogério Dewes, deverá se dirigir na tarde desta quarta-feira (1º) até o local para verificar se a barragem tem condições, em termos de vazão, de contribuir para melhorar a situação do rio dos Sinos.
(Assessoria de Imprensa da Fepam, 01/11/2006)