Sema e Ibama combatem o mexilhão-dourado
2006-11-01
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente junto com o Ibama realizou nesta terça-feira (31/10) a Oficina Sobre os Problemas Relacionados à Espécie Exótica Invasora mexilhão-dourado. A atividade objetivou abordar aspectos ambientais e técnicos a cerca da situação do mexilhão-dourado no estado. Também visou a adoção de medidas emergenciais e de monitoramento a serem executadas em conjunto pelos órgãos da união, estado e municípios em parceria com entidades da sociedade civil para minimizar os impactos decorrentes da introdução da espécie e para impedir o seu avanço em áreas ainda não infestadas.
Dentro da programação aconteceram duas oficinas: a de educação ambiental ministrada pelo superintendente estadual do Ibama do Rio Grande do Norte, Alvamar Costa de Queiroz, e a técnica
comandada pelo analista ambiental do Ibama do Rio Grande do Sul, Fábio André Faraco. Houve, também, discussão sobre o sistema de monitoramento, feita pelos técnico da Fepam e FZB.
Conforme o secretário estadual do meio ambiente, Claudio Dilda, essa parceria desenvolvida pela União e o Estado do Rio Grande do Sul é um passo importante na definição das políticas públicas a serem propostas no enfrentamento desse problema. "Ações de controle, fiscalização e de educação estão sendo construídas no sentido de envolver os municípios e todas instituições públicas e privadas atingidas por essa espécie globalizada", concluiu Dilda.
(Por Cleber Moreira, Sema, 31/10/2006)