Programa Projeto Capital Natural avalia benefícios econômicos da natureza
2006-11-01
A Universidade Stanford e os grupos Nature Conservancy e WWF - Fundo Mundial da Natureza anunciam o lançamento do programa Projeto Capital Natural, com o objetivo de calcular os benefícios econômicos que a natureza produz à população - os chamados "serviços do ecossistema", como água limpa, controle de enchentes e regulação do clima.
A idéia do projeto, segundo seus idealizadores, é responder à pergunta, "Quanto vale a natureza para a população?" e evidenciar o apoio que a vida humana recebe de florestas, matas, rios e mares.
Os serviços do ecossistema incluem itens como fertilidade do solo, ar puro e controle de pragas. Esses serviços são essenciais para a saúde humana e, à medida que os recursos naturais se esgotam, importantes serviços do ecossistema deixam de ser prestados. O impacto é mais sentido pelos pobres do mundo, que não têm como pagar pelos serviços que deixam de vir da natureza, de acordo com os responsáveis pela parceria.
Nesta terça-feira (31/10), dos estudos de cientistas ligados ao Projeto Capital Natural são publicados no periódico PLoS Biology. Esses artigos mostram como os serviços do ecossistema podem influenciar o resultado do planejamento para a preservação ambiental.
Pesquisa realizada por Kai Chan e Rebecca Shaw analisa a compatibilidade entre a preservação da biodiversidade e a manutenção dos serviços do ecossistema no Estado da Califórnia (EUA). Outro trabalho, de Robin Naidoo, indica que o benefício econômico de preservar florestas supera,em muitos casos, o ganho gerado pela agricultura nas mesmas áreas.
(Estadão Online, 01/11/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=27603