Como parte das comemorações dos 20 anos da Associação dos Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), está sendo lançado nesta quarta-feira (1º/11) o terceiro número da série Memória da Ciência na Amazônia. O documentário apresenta um resumo das contribuições dos 30 anos de serviços prestados pela pesquisadora Ilse Walker, da Coordenação de Ecologia do Inpa. O lançamento será às 16h, no hall do restaurante do instituto, em Manaus.
Ilse, 76 anos, trabalha no Inpa desde 1976. Deixou a Suíça, onde nasceu, em 1963, para pesquisar em países como Estados Unidos e Inglaterra. Foi professora do Imperial College de Londres por quatro anos, período em que veio ao Brasil.
No Inpa, investigou a estrutura populacional e trófica da fauna aquática em rios da bacia do Rio Negro. Ilse é professora de biologia teórica e evolução do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e é autora de 54 trabalhos experimentais e 27 estudos teóricos.
Em 2002, foi condecorada pelo presidente da República com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2005, lançou o livro
The Evolution of Biological Organization as a Function of Information, pela Editora do Inpa.
Agência Fapesp, 1º/11/2006)