Estiagem já provoca falta d´água em Florianópolis
2006-10-31
A estiagem já está provocando falta d´água novamente em várias localidades da Ilha de Santa Catarina abastecidas por pequenos mananciais. No bairro Monte Verde as torneiras já secam durante o dia. "Logo depois do almoço não tem mais água, que só volta lá pela 1 ou 2 horas da madrugada", contou o morador Carlos Coelho. Em pontos mais altos do bairro, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) já está enviando caminhões-pipa diariamente para abastecer algumas casas porque não há pressão suficiente no sistema para que a água suba o morro.
De acordo com o gerente regional da Casan em Florianópolis, Carlos Alberto Coutinho, a estiagem praticamente secou pequenos mananciais no Monte Verde, Morro do Quilombo, Morro da Lagoa e da Costeira do Pirajubaé. "Nesses casos, estamos usando água desviada do sistema integrado (Cubatão-Pilões, com captação em Santo Amaro da Imperatriz) e garantindo o abastecimento pelo menos durante parte do dia, para que as pessoas possam encher suas caixas d´água", disse Coutinho.
Mas a estiagem já afeta também mananciais maiores. O nível da Lagoa do Peri, que abastece todo o Sul e parte do Leste da Ilha, está baixo. De acordo com Coutinho, no entanto, ainda não houve comprometimento da região. O manancial de Pilões também está seriamente comprometido. Há cinco meses a Casan retira água também do rio Cubatão, considerado um sistema reserva. "Ainda não há previsão de racionamento, mas estamos pedindo para que as pessoas economizem água porque a chuva não tem sido suficiente para recuperar os mananciais", disse Coutinho.
(Por Carlito Costa, A Notícia, 31/10/2006)
http://an.uol.com.br/ancapital/2006/out/31/1ger.jsp