Fortalecimento da gestão regional conjunta encerra debate sobre biodiversidade amazônica
2006-10-30
Autoridades ambientais dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), reunidas desde quarta-feira (25/10) em Brasília, encerraram nesta sexta-feira (27/10) sua primeira reunião de trabalho com a perspectiva de fortalecer a gestão regional conjunta.
Em dez dias deverá ser apresentado a cada país um relatório sobre a coordenação de um projeto de aproveitamento sustentável da biodiversidade regional. O sub-relator desse projeto, Jorge Meza, destacou a possibilidade de "discutir os temas referentes à biodiversidade de uma perspectiva técnica e, sobretudo, regional".
Meza informou que foram debatidos o controle de fronteiras para reduzir o tráfico de espécies ameaçadas, o estabelecimento de um mecanismo de informações estratégicas sobre o meio ambiente e a criação de corredores ecológicos transnacionais de preservação.
"Tratamos dos enfoques que serão dados às políticas, aos estudos feitos regionalmente. Eles precisam ser voltados para as expectativas que os diferentes países têm sobre a biodiversidade amazônica", explicou.
Para o jornalista Washington Novaes, especialista em meio ambiente, encontros internacionais para discutir da preservação da Amazônia devem ocorrer, "embora até o momento não tenham dado resultados". Ele afirmou que "historicamente, não temos tido grandes avanços – essas reuniões já vêm acontecendo há 15 anos e até agora não levaram a resultados concretos, o que não quer dizer que elas não devam existir”.
A Amazônia ocupa mais de 40% da superfície da América do Sul, com cerca de 7,5 mil quilômetros quadrados de floresta, compartilhados pelos oito países da organização, mais o território da Guiana Francesa. A área é considerada a de maior diversidade biológica do planeta e a maior extensão contínua de florestas tropicais – cerca de 56% das existentes no mundo.
Uma nova reunião da OTCA para discutir o projeto Fortalecimento da Gestão Regional Conjunta para o Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade deverá ser realizada no segundo semestre de 2007.
(Por Thiago Brandão, Agência Brasil, 27/10/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/10/27/materia.2006-10-27.2463251078/view