Refinarias são adaptadas para produzir o H-Bio
2006-10-30
A Petrobras deve investir até 2008, cerca de US$ 60 milhões na adaptação das refinarias Gabriel Passos (MG), Paulínia (SP), Araucária (PR) e Refap (RS), para receber o óleo vegetal, utilizado no H-Bio. Além disso, neste mesmo período, a empresa pretende desenvolver novas pesquisas para melhorar a qualidade desse combustível, uma planta piloto para os primeiros testes com lignocelulose (é um processo que utiliza bagaço de cana, junto com uma enzima para produzir álcool) e outra que deverá transformar lixo em gás natural.
A primeira planta que vai produzir lignocelulose ainda não tem local definido, mas deverá entrar em operação em 2010. "Pretendemos alavancar de forma sustentável esse mercado. Os biocombustíveis estão nos planos estratégicos da Petrobras", disse Sillas Oliva Filho, gerente de Comércio e Álcool da empresa, durante o 1º Fórum de Sustentabilidade, ontem em São Paulo.
O executivo reafirmou também, a posição da estatal em expandir e ser líder no mercado de álcool e biodiesel até 2015 quando a produção estimada é de 2,7 milhões de metros cúbicos/ano. Por ser um combustível novo e que está atraindo a atenção de investidores estrangeiros, a empresa também está ampliando suas pesquisas em biodiesel para melhorar a qualidade, que poderá em breve ser comparada a do álcool.
As regiões que vão garantir a matéria-prima do biodiesel como soja, girassol, pinhão e outras são o Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A Petrobras firmou parceria com a Embrapa para melhorar a qualidade e a produtividade dessas culturas.
(Por Ivonéte Dainese, Gazeta Mercantil, 27/10/2006)
http://www.gazetamercantil.com.br/