Primeira indústria de beneficiamento de girassol e soja é instalada em Bagé
2006-10-27
Os produtores de girassol, soja e mamona da região agora contam com uma nova indústria para extração de óleo e farelo das oleaginosas.
A empresa que há três meses já vem beneficiando o produto foi apresentada na tarde de quarta-feira (25/10) na Fazenda Redenção, de Nicanor Médice, distante a 18 quilômetros da zona urbana de Bagé. A solenidade contou com a presença de produtores rurais, prefeito de Aceguá, Julio Pintos, prefeito de Hulha Negra, Marco Balejo do Canto, deputado federal eleito, Afonso Hamm e o representante da Rural de Bagé, Ilo Boucinha, integrantes da Emater e Camal. Esse projeto está sendo desenvolvido pela família Médice e Fischoeder.
Na tarde de campo, Nicanor Médice Filho, apresentou a prensa horizontal hidráulica com sistema de filtro que serve para extrair o óleo vegetal subproduto do qual é feito o farelo. A máquina que esmaga 180 quilos de material por hora foi fabricada no local. Ela pode chegar a uma capacidade de extração de 300 quilos por hora. O rendimento varia conforme o tipo de lavoura. Esse equipamento em comércios especializados é vendido por uma média de R$ 60 a R$ 100 mil.
Valdemar Fischoeder foi quem ajudou na elaboração da máquina. O inventor conta que eles levaram três meses para fabricá-la.
Atendimento
Conforme Médice, há três meses eles já estão atendendo alguns produtores da região fazendo o beneficiamento das oleaginosas. Na tarde de quarta-feira foram utilizados os girassóis de um produtor de Dem Pedrito. Com a produção própria da Fazenda Redenção, ele conta que já foi possível extrair óleo que foi colocado em maquinários visando a irrigação das pastagens e lavouras. “Aumenta a capacidade de suporte de água em períodos mais secos”, revela o produtor ao acrescentar que o farelo também extraído na prensa é utilizado para alimentação animal de bovinos de corte e de leite. Ele conta que atualmente o beneficiamento está sendo com girassol puro, mas a idéia é fazer uma mistura com concentrados de outras fontes para suplementação como sorgo e milho. “A indústria é uma nova possibilidade dos produtores direcionarem suas produções visando o óleo vegetal e os farelos como alimento dos animais”, detalha o empresário ao comunicar que quem desejar utilizar esse serviço pode contactar pelo telefone 99450436.
dice revela que o óleo extraído apresenta muitas vantagens ambientais porque não gera partículas poluentes formadoras da fumaça preta. “É um processo que não polui a atmosfera, com origem da biomassa” informa o produtor ao salientar que na fazenda também estão plantados 65 hectares de girassol que serão utilizados para esse processo.
Projetos
Na ocasião, o deputado federal, Afonso Hamm, destacou que essa é uma alternativa importante que pode gerar mais renda aos produtores e resultando em economicidade. Hamm que aprovou a idéia das famílias parceiras diz que pretende incentivar durante a sua atuação política esse projeto, bem como o de biodiesel requerendo incentivos especiais e construindo políticas públicas de incentivo para esta área na região.
(Jornal Minuano, 26/10/2006)
http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=10129