Companhias Chinesa e Francesa acordam sobre créditos de carbono
2006-10-27
No dia 25 de outubro, a “State Grid Corporation of China (SGCC)” declarou que a companhia “Electricite de France (EDF)” concordou em comprar créditos de emissão de gases do efeito estufa provenientes do seu projeto de geração de energia através do uso de biomassa. O projeto, dirigido pela “National Bio Energy Company”, subsidiária da SGCC, abriu a oportunidade para cooperação sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), disse a diretora geral da SGCC, liu Zhenya, sem revelar o valor envolvido na negociação.
Os projetos de MDL incentivam a China a melhorar a sua eficiência energética, e proteger o meio ambiente utilizando energias limpas na geração de eletricidade, disse Liu. Estabelecido pelo Protocolo de Kyoto sobre Mudanças climáticas, o MDL é um mecanismo de mercado que permite aos países desenvolvidos cumprir parte de seus compromissos de redução das emissões de gases do efeito estufa ao investir em projetos de energia limpa em países em desenvolvimento, como a China e o Brasil.
A “National Bio Energy Company”, a qual promove a indústria de renováveis da China através da geração de energia proveniente de biomassa, atualmente gerencia 14 projetos ao redor do país, com uma capacidade agregada de 350.000 kilowatts. A companhia tem como objetivo gerar 55% da energia proveniente da biomassa presente no país até 2010, ou três milhões de kilowatts, reduzindo assim 1.2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa.
(CarbonoBrasil, com informações de Xinhua General News Service, 26/10/2006)
http://www.carbonobrasil.com/noticias.asp?iNoticia=15783&iTipo=7&idioma=1