A China planeja a construção de uma usina nuclear de US$ 7,5 bilhões numa de suas províncias centrais. O objetivo seria aumentar sua capacidade nuclear de geração de energia e atender à demanda em constante crescimento, segundo informações divulgadas pela Xinhua, a agência oficial de notícias do país.
A nova usina deve ser construída em Yueyang, na província de Hunan. A data para o início das obras, porém, não foi definida. Os dados da Xinhua, obtidos com funcionários do governo chinês, também não davam conta se o equipamento que será utilizado na usina será de fabricação chinesa ou importado.
Estados Unidos, Rússia e União Européia, os potenciais fornecedores, se procurados, devem brigar bastante pelo contrato, uma vez que existem poucos países tocando obras de usinas nucleares.
O objetivo do governo chinês é construir um grande número de usinas nucleares nos próximos anos para reduzir as cada vez mais freqüentes faltas de energia no país, fruto da rápida expansão da economia. Para Pequim, a energia nuclear é uma alternativa limpa ao uso de usinas de carvão - mineral que é abundante no país.
O consumo total de energia no primeiro trimestre deste ano cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Xinhua. Entre janeiro e março, os chineses utilizaram 625 bilhões kW/h.
(Por José Sergio Osse,
Valor Online , 26/10/2006)