Professor da UnB diz que maior desafio da Amazônia é combater o desmatamento
2006-10-26
O ecologista Cléber Alho, professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), será o responsável pela apresentação de um estudo sobre as condições atuais da Amazônia brasileira aos demais países que compartilham da floresta. Representantes do Brasil e de mais sete países iniciaram ontem (25/10), em Brasília, reunião para discutir ações de preservação da biodiversidade amazônica.
De acordo com o professor, o maior desafio da Amazônia brasileira atualmente é conter o desmatamento na região. “O maior desafio é conter a devastação da região, principalmente o desmatamento, e contribuir com meios para o desenvolvimento sustentável da região e para proteção da biodiversidade da Amazônia, evitando seqüelas dessa degradação, como, por exemplo, mudanças climáticas, e perda da biodiversidade da região”, disse Alho.
Ele também afirmou que é preciso em pensar em repartir os recursos da biodiversidade com as populações tradicionais, como os caboclos, os ribeirinhos, as pessoas que vivem do extrativismo e as populações indígenas, que detêm conhecimento tradicional sobre o uso da biodiversidade como alimento, como medicina e como rituais culturais.
A secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Muriel Saragoussi, lembrou que a integração dos países que compõem a bacia amazônica é importante para que, juntos, eles consigam trazer investimentos dos países mais ricos. Muito mais do que problemas, ela afirmou que a Amazônia é uma região de desafios.
“Muito mais do que problemas, nós temos desafios na Amazônia. O desafio de usar melhor essa biodiversidade, o desafio de protegê-la, o desafio de ter políticas comuns para transformar aquilo que é um potencial de riqueza numa riqueza efetiva para os nossos países e nossas populações”, destacou a secretária.
(Por Irene Lôbo, Agência Brasil, 25/10/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/10/25/materia.2006-10-25.0766524166/view