Conabio vai deliberar sobre metas nacionais de biodiversidade
2006-10-26
O seminário promovido pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) para discutir as metas nacionais de redução de perda da biodiversidade até 2010 encerrou ontem (25/10), em Brasília. Foram apresentadas sugestões e propostas para mais de 25 temas relativos à diversidade biológica brasileira. Elas serão consolidadas num relatório que servirá de base para a próxima reunião ordinária da Conabio, em dezembro, que vai deliberar sobre o assunto.
Foram dois dias de intensos trabalhos. Para cada tema, especialistas de diferentes regiões do país apresentaram informações sobre os dados disponíveis atualmente, qualificaram essas informações e ainda caracaterizaram a situação no ano de 2002. Foi nesse ano que as metas de redução de perda de biodiversidade foram aprovadas na Convenção sobre Diversidade Biológica.
Essa é a primeira experiência no país de planejamento de metas nacionais. As análises feitas pelos palestrantes incluíram tanto dados estáticos como séries históricas. E foram desenhados cenários otimistas, intermediários e pessimistas para cada área. "É um desafio falarmos em 2010. Não estamos acostumados a fazer esse tipo de planejamento. Mas o resultado foi bastante positivo", conta o diretor do Projeto de Conservação da Biodiversidade, Bráulio Dias.
De acordo com ele, as deliberações da Conabio, em dezembro, terão papel fundamental na elaboração do próximo Plano Plurianual (PPA) do país. "Será mais fácil estabelecermos no PPA ações para proteger a biodiversidade com metas claras para o futuro. Elas se tornarão um instrumento importante para a gestão do meio ambiente".
Desmatamento, espécies exóticas invasoras, aquecimento global, remanescentes dos biomas, espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, recursos genéticos, manejo sustentável foram apenas alguns dos temas tratados durante o seminário. A Conabio planeja divulgar, no início de novembro, o conteúdo das palestras apresentadas no evento por meio do seu site. No fim do mesmo mês, também estará na internet o relatório consolidado com os resultados desse seminário.
(Por Marluza Mattos, Ministério do Meio Ambiente, 25/10/2006)
http://www.mma.gov.br/ascom/ultimas/index.cfm?id=2878