Humanos estão abusando dos recursos do planeta, afirma WWF
2006-10-26
Os humanos estão devastando a natureza num ritmo sem precedentes que, se mantido, fará com que em 2050 a população mundial consuma por ano o equivalente aos recursos de dois planetas, disse a entidade ambientalista WWF na terça-feira (25/10). As populações de muitas espécies, de peixes a mamíferos, diminuíram em cerca de um terço entre 1970 e 2003, em grande parte devido a ameaças humanas, como poluição, desmatamento e pesca abusiva, disse a entidade em seu relatório bienal.
- Por mais de 20 anos superamos a capacidade da Terra de suportar um estilo de vida consumista que é insustentável, e não podemos nos dar ao luxo de continuar nesse caminho - disse o diretor-geral do WWF, James Leape, ao lançar o relatório. - Se todos no mundo vivessem como nos Estados Unidos da América, precisaríamos de cinco países para nos sustentar - disse o americano Leape em Pequim.
Mas, de acordo com o relatório, o maior consumo per capita de recursos é nos Emirados Árabes, à frente de Estados Unidos, Finlândia e Canadá. A Austrália também está vivendo acima do que permitem seus meios. O australiano médio usa 6,6 hectares globais para manter seu estilo de vida. Estão atrás dos Estados Unidos e do Canadá, mas à frente do Reino Unido, da Rússia, da China e do Japão.
- Se o restante do mundo adotasse o estilo de vida que temos aqui na Austrália, seriam necessários três planetas e meio para gerar os recursos que usamos e para absorver os resíduos - disse Greg Bourne, executivo-chefe do WWF Austrália.
As mudanças necessárias para uma vida sustentável incluem a redução do uso de combustíveis fósseis e o melhor gerenciamento da agricultura e dos estoques pesqueiros.
- Conforme os países melhoram o bem-estar da sua gente, correm o risco de ultrapassar a meta da sustentabilidade - disse Leape. - É evidente que esta desconexão acabará limitando a capacidade dos países pobres em se desenvolverem e dos ricos em manterem sua prosperidade - acrescentou.
O relatório diz que as pegadas ecológicas - a demanda humana sobre os recursos naturais - foi, em 2003, 25% maior do que a capacidade anual do planeta em gerar recursos, como alimentos e energia, e reciclar todos os resíduos humanos. No relatório anterior, o dado relativo a 2001 era de 21% de excesso.
(Reuters, 25/10/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=27487