Espécies ameaçadas de extinção poderão ser conhecidas durante viagem de trem
2006-10-20
A Trensurb vai receber no próximo sábado (21/10), às 09h30, os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, 32, dois dos grafiteiros mais famosos do Brasil, com projeção internacional e murais espalhados por ruas e galerias de Londres, Paris, Milão, Tóquio, Los Angeles, Nova York, Berlim, Havana, Hong Kong e Atenas. As obras dos irmãos, conhecidos como Os Gêmeos, estão avaliadas em cerca de US$ 15 mil (R$ 34,2 mil).
Os grafiteiros iniciarão o trabalho de pintura do trem 120 no pátio da sede administrativa do metrô gaúcho, sito na Avenida Ernesto Neugebauer, 1985, Bairro Humaitá. Segundo o presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, "a população da Região Metropolitana terá uma verdadeira obra de arte em circulação", referindo-se ao talento reconhecido internacionalmente dos dois grafiteiros.
Os Gêmeos, em conjunto com a Trensurb, escolheram como tema para grafitar o trem "Os seres e animais da floresta brasileira em extinção". Também está em estudo a pintura da flor e ave símbolo do Rio Grande do Sul, ou seja, o Brinco-de-Princesa e o Quero-Quero. Entre os seres elementais das florestas brasileiras, serão retratados o Curupira, do folclore amazônico, e o Caipora, que no imaginário popular em diferentes regiões do País está intimamente associada à vida da floresta, sendo o guardião da vida animal. Com relação aos mitos e lendas do Rio Grande do Sul, a Salamanca do Jarau e a Teiniaguá, que seriam os pais dos primeiros gaúchos no Estado, além do Boitatá, Negrinho-do-Pastoreio e o Saci Pererê.
Já em relação aos animais, deverão ser grafitados as espécies ameaçadas de extinção, entre os quais o bugio, a onça-pintada, o lobo guará e o mico-leão-dourado. O objetivo dos grafiteiros é registrar no trem, que mede 91 metros de comprimento e três metros de altura, um manifesto pela vida, pelo verde e todas as cores das florestas brasileiras. Para a realização dessa obra cultural e ecológica, ao todo oito grafiteiros participarão do trabalho: os paulistas Os Gêmeos, Nina, Debs Graal, Grimm, Ise, Coió e o gaúcho Luis Flávio Vitola, conhecido como Trampo.
(Por Marisa Ribeiro, Assessora de imprensa Trensurb, 20/10/2006)
http://www.ecoagencia.com.br/index.php?option=content&task=view&id=1898&Itemid=2