Fiscalização flagra exploração ilegal de madeira na Flona de Tapajós
2006-10-20
Ações de fiscalização realizadas por servidores do Ibama na Floresta Nacional de Tapajós, em Belterra, no oeste do Pará, no último final de semana, resultaram na prisão de duas pessoas por crime ambiental e na apreensão de um caminhão carregado de madeira retirada na Unidade de Conservação.
No dia 12 de outubro, uma das ações resultou na prisão em flagrante de duas pessoas que exploravam madeira sem autorização na Unidade de Conservação. Generino Libério dos Santos e João Bosco Ferreira da Silva foram flagrados serrando uma árvore da espécie cedro, derrubada por eles dentro da Flona do Tapajós, no ramal do Genipapo.
Os infratores foram conduzidos à Polícia Federal em Santarém, onde foram presos. Além da multa de R$ 1.200,00, os autuados estão sujeitos à pena de prisão de um a quatro anos, conforme previsto no art. 50-A da Lei 9.605/98.
Além da prisão em flagrante, foi apreendido no sábado passado (14), um caminhão carregado de madeira em toras da espécie ipê extraídas de dentro da Unidade de Conservação, que está retido no pátio do Ibama em Santarém.
(Por Christian Dietrich, Ibama, 19/10/2006)
http://www.ibama.gov.br/novo_ibama/paginas/materia.php?id_arq=4572