Pólo do Vale do São Francisco mostra aplicações da ciência para o semi-árido
2006-10-20
Interiorizar a ciência e mostrar suas aplicações nas diversas áreas do estado. É dentro deste espírito a programação do Pólo Vale do São Francisco / Petrolina, na 3ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta sexta-feira (19). Palestras, oficinas e mostras foram elaboradas para que alunos dos ensinos fundamental e médio e a comunidade em geral conheçam, principalmente, técnicas e experimentos voltados para o semi-árido nordestino.
A programação será aberta com uma Mostra científica do Semi-árido, no Espaço de Ciência e Cultura na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), na orla de Petrolina. A mostra acontece das 8h às 18h. Às 9h haverá palestra sobre o tema A Nanotecnologia do dia-a-dia, proferida pelo professor da Univasf Helinando Pequeno de Oliveira, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb – Campus III, DCTS), no município vizinho de Juazeiro (BA).
Das 8h às 18h haverá uma oficina para observar e caracterizar diferentes amostras de solo, organizada pelas professoras Simone Falconi e Beatriz Aparecida C. de Castro Athayde, da Estação Ciência, um centro de difusão científica, tecnológica e cultural da Universidade de São Paulo (USP). O público-alvo são professores do ensino fundamental. A oficina acontece das 8h às 12h, também no Espaço de Ciência e Cultura da Univasf.
Dentro da programação denominada Portas abertas, várias instituições receberão professores e estudantes, especialmente de cursos superiores em ciências agrárias, escolas técnicas e agrotécnicas, para atividades sobre temas diversos.
Das 13h30 às 15h, o público poderá conhecer o Laboratório de Botânica e Conservação da Biodiversidade da Univasf, no Campus de Juazeiro, com o monitoramento do professor José Alves Siqueira. Haverá ainda, em diversas instituições, a abordagem dos temas "Automação de um medidor de vazão quantitativo", "Importância do monitoramento das condições climáticas para maior eficiência das atividades agropecuárias no Vale do São Francisco", "Avaliação de Diferentes Materiais de Cobertura no Cultivo do Tomateiro (Lycopersicon esculentum) em Ambiente Protegido e Carneiro hidráulico" (equipamento para abastecimento de água em sítios, fazendas e chácaras).
A programação pode ser conferida nos sites http://semanact2006.mct.gov.br/ e http://www.espacociencia.pe.gov.br/eventos/3snct/
Em Pernambuco, a 3ª Semana Nacional de C&T acontece em 19 pólos, com aproximadamente 500 atividades e a participação de 18 municípios e 63 instituições. A organização local é da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/PE), Coordenação de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Prefeitura do Recife e Espaço Ciência. O encerramento das atividades acontecerá na próxima terça-feira (24/10).
(Por Fabiana Galvão, Ministério da Ciência e Tecnologia, 19/10/2006)
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/41860.html