A enorme camada de gelo que recobre a Groenlândia está encolhendo rapidamente, mas não tanto quanto indicava uma pesquisa anterior, disseram cientistas da Nasa na quinta-feira. As regiões costeiras da ilha, que pertence à Dinamarca e fica no extremo norte das Américas, perderam 155 bilhões de toneladas de gelo por ano entre 2003 e 2005, seja por derretimento ou desprendimento de icebergs, segundo nota dos cientistas.
O interior groenlandês, por outro lado, ganhou 54 bilhões de toneladas anuais, devido à precipitação de neve. Na década de 1990, o gelo perdido praticamente se igualava ao acumulado, segundo Scott Lutcke, do Laboratório Planetário de Geodinâmica da Nasa, nos arredores de Washington. "Essa situação agora mudou significativamente, com a perda total anual de gelo igualando-se a quase seis anos de fluxo médio de água do rio Colorado sul dos EUA", afirmou.
Luthcke e sua equipe relataram suas conclusões na Science Express, que antecipa o conteúdo da edição da revista Science. A perda de gelo nesse estudo é menos de metade do que concluiu outra pesquisa recente, segundo a nota da Nasa, mas ainda assim demonstra que a Groenlândia está perdendo 20 por cento mais massa do que recebe em novas nevascas a cada ano.
A camada de gelo da Groenlândia é considerada um indicador das consequências do aquecimento global, e por isso preocupa mesmo que seja em nível inferior ao imaginado. "Esta é uma mudança muito grande em um período muito curto", disse Jay Zwally, co-autor do estudo. "Na década de 1990, a camada de gelo estava crescendo no interior e encolhendo significativamente nas bordas, que é o que os modelos climáticos previam como resultado do aquecimento global."
"Agora o processo de perda de massa está claramente começando a dominar o crescimento do interior, e ainda estamos apenas nos estágios preliminares do aquecimento climático previsto para este século", acrescentou.
Mais informações em
Nasa e
Planet Ark.
(Reuters, 19/10/2006)
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2563001-2563500/2563081/2563081_1.xml