Seca leva 28 cidades a estado de emergência em Pernambuco
2006-10-19
Devido à falta de chuva, 28 cidades do sertão e do agreste de Pernambuco estão em estado de emergência, de acordo com a Codecipe (Comissão de Defesa Civil de Pernambuco). A falta de água para consumo humano e animal atinge, principalmente, as cidades de Araripina, Exu, Petrolina e Taquaritinga do Norte.
Entre os pedidos de reconhecimento do estado de emergência, nove já foram encaminhados à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Segundo o gerente técnico da Codecipe, major Luís Filho, com o reconhecimento por parte do governo federal, o Estado poderá passar a receber benefícios sociais, carros-pipa e cestas básicas.
Hoje, as regiões mais afetadas pela seca recebem carros-pipa duas vezes por semana. No total, de acordo com o governo estadual, são enviados 185 carros-pipa.
De acordo com o diretor de extensão rural da IPA (Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária), Gilberto Ramos, os produtores de grãos do sertão perderam de 70% a 100% da produção por causa da seca. Quanto à cultura do sorgo granífero, que substitui o milho na ração das aves, a perda foi superior a 30%.
(Folha Online, 18/10/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u127188.shtml