Falta de polinizadores ameaça lavouras nos EUA
mortandade de abelhas
2006-10-19
Esta é uma história sobre passarinhos, abelhas e reprodução, mas não é uma história sobre a origem dos bebês. É uma história sobre plantas: a maioria dos vegetais precisa ser polinizada por abelhas, pássaros, morcegos e outros animais, para se reproduzir. Cientistas dizem que o declínio na população de polinizadores representa perigo para a agricultura.
Abelhas foram infectadas por um parasita, e a destruição de ninhos em cavernas levou ao declínio da população de morcegos, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Conselho Nacional de Pesquisa (NRC) dos Estados Unidos. Declínio na população de outros polinizadores também pode ser associada à perda de hábitats, mas é preciso mais pesquisa, de acordo com o Conselho, um órgão da Academia Nacional de Ciências. Pesquisas mais detalhadas foram realizadas na Europa, onde declínios e, até mesmo, extinções de polinizadores já foram documentados.
O relatório lembra que, para produzir frutos, três quartos de todas as plantas que têm flores - incluindo a maior parte das culturas agrícolas que produzem alimentos, e algumas das que dão fibras, remédios, combustível - dependem de polinizadores.
Fazendeiros já alugam abelhas para garantir a polinização. Mas as abelhas de mel, que polinizam mais de 90% das plantações comerciais, estão entre os polinizadores mais afetados. Em 2005, os EUA tiveram de importar abelhas de fora do continente norte-americano.
(AP, 18/10/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/out/18/174.htm