Osório (RS) prepara seminário para discutir turismo e desenvolvimento sustentável
2006-10-19
Às vésperas de iniciar as comemorações dos seus 150 anos, o município de Osório promove, no próximo dia 31 de outubro, a partir das 18h30, no auditório da Câmara de Vereadores, um seminário que terá como foco o desenvolvimento da infra-estrutura para os negócios nos segmentos de serviços e turismo. O objetivo é promover a exploração sustentável dos recursos naturais da região das lagoas, na planície litorânea situada aos pés da Serra Geral.
É a primeira vez que a cidade busca uma articulação maior com os outros grandes centros de atração de turistas do Estado – a Capital, a Serra e as Praias. O despertador dessa mudança foi a construção da usina eólica por investidores da Espanha e da Alemanha. A obra virou a cabeça dos osorienses, que sempre enxergaram no vento um transtorno. Agora começa a se formar um consenso de que a região possui vantagens comparativas que podem fazer parte de pacotes turísticos. "É uma oportunidade única", diz Gilmar Luz, secretário do Desenvolvimento, Turismo e Agricultura de Osório.
O movimento em torno do desenvolvimento sustentável de Osório congrega administradores públicos e privados que, no último mês de julho, visitaram os parques eólicos da Espanha em busca de idéias para dinamizar a economia do Litoral Norte. No último dia 5 de outubro, as autoridades e os principais empresários de Osório iniciaram uma troca de informações com profissionais do turismo e do marketing de outras regiões do Estado sobre as formas de aproveitamento do momento atual, considerado extremamente propício para a expansão dos negócios nos segmentos de serviços de recepção a visitantes. Empresários dos setores de gastronomia e hotelaria acreditam que a cidade tem condições de abocanhar uma fatia maior do bolo turístico gaúcho.
O município de Osório já concentra espontaneamente uma série de atividades esportivas e turísticas, como a prática do ciclismo de montanha, a exploração de trilhas a pé, o motocross e o jipismo, o vôo a vela, o wind surf e o kite surf, mas nunca ligou para a formação de pessoal de apoio ao turismo ecológico, de aventura e rural. "Nós precisamos começar a nos organizar, inclusive nos preparando para trabalhar nos fins de semana", diz o secretário Gilmar Luz, que largou a presidência da Câmara de Vereadores para trabalhar ao lado do prefeito Romildo Bolzan Jr.
Para Luz, a adaptação da cidade para a exploração do turismo vai exigir sobretudo investimentos em recursos humanos. As Faculdades de Osório estão iniciando pesquisas para levantar o potencial de atração turística da região. A prefeitura também começa a fazer um levantamento sobre o número de pessoas que passam por Osório em busca de lazer. Com base nisso será estruturado o plano de desenvolvimento turístico municipal, integrado aos projetos turísticos das cidades vizinhas.
Palestras
Gestão Pública, uma visão empresarial
Com Flávio Roberto Sabbadini, presidente da Fecomércio-RS
Case Gramado - Turismo e Natal Luz
Com José Carlos Silveira, presidente do Conselho do Plano Diretor de Gramado, e Luis Antônio Barbacovi, secretário do Meio Ambiente de Gramado
Turismo como fator de desenvolvimento no Litoral Norte
Com Günther Staub, publicitário em Porto Alegre, diretor da Staub Comunicação e Marketing
(Por Geraldo Hasse, especial para o Ambiente JÁ e Jornal JÁ, 18/10/2006)