Ações contra a seca são intensificadas em Juazeiro (BA)
2006-10-17
Juazeiro é um dos municípios mais atingidos pela seca na Bahia. O longo período de estiagem e o baixo índice pluviométrico que abatem o município já castigam mais de 30 mil moradores das áreas rurais. Devido a estes graves problemas a administração municipal decretou estado de emergência por meio do decreto nº 167 de 10 de agosto, que tem validade de 120 dias, podendo ser prorrogado até 180 dias.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Valberto Melo, após a decretação do estado de emergência o governo do estado e o Exercito já fizeram o reconhecimento. Desde então, a prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) iniciou a elaboração de relatórios e projeto junto ao Ministério da Integração Nacional para solicitar ajuda ao município com a contratação de 12 carros-pipas para abastecer as áreas mais críticas.
Também foi solicitada a disponibilização de mais quatro carros à Coordenação de Defesa Civil do Governo, além da doação de cinco mil cestas básicas para o período de dezembro a janeiro destinadas às comunidades mais necessitadas e já cadastradas no ano passado, quando o município recebeu o apoio.
A situação ainda é mais grave no distrito de Junco, onde não existe água de qualidade para o consumo e na área de sequeiros de Itamotinga e Pinhões. Enquanto as negociações com os órgãos continuam e a ajuda não chega, a SDR tem intensificado as ações de combate à seca aumentando o número de carros-pipas para o abastecimento das cisternas das comunidades do interior do município. Somente no distrito de Junco foram disponibilizados três carros divididos no alto, médio e baixo Salitre para levar água diariamente aos reservatórios.
“Atualmente possuímos seis carros-pipas, um número ainda insuficiente para atender a demanda de solicitações provocada pela estiagem. Esperamos contar com estes recursos a partir do mês de novembro. Com esta ajuda, passaremos a trabalhar com 20 carros-pipas, o que será suficiente para o abastecimento de água em todo o município.
Assumimos o compromisso desde o primeiro dia de gestão do prefeito Misael Aguilar de levar água e assistência às comunidades e, para isso, não mediremos esforços para solucionar os transtornos ocasionados pela seca em Juazeiro”, concluiu Melo.
(Correio da Bahia, 16/10/2006)
http://www.correiodabahia.com.br/