Equinócio será palco de debates sobre meio ambiente
2006-10-17
A nona edição do Equinócio, evento de negócios realizado em Macapá (AP) pelo Sebrae, em parceria com o governo do Estado e outras instituições, será bem diferente este ano. O slogan do Equinócio 2006 – Repensando o futuro – reflete a preocupação que atingiu especialmente os empresários da cadeia produtiva de madeira e móveis no Estado. O recente impasse florestal gerado pelo fechamento e interdição de mais de 50 madeireiras no Amapá pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou o novo formato do evento.
O Equinócio 2006 acontecerá no Parque de Exposições na Estrada da Fazendinha, de 18 a 22 de outubro. Paralelamente ao evento acontece a 43ª Expo-Feira Agropecuária do Amapá aberta no dia 14, no mesmo local, e que também será encerrada no dia 22.
"Não haverá rodada de negócios”, avisa Sandra Maria Tocantins, gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae no Amapá. “Vamos aproveitar o evento para debater as questões ambientais, que paralisaram as atividades do setor moveleiro", complementa a gerente.
No lugar da comercialização de produtos, estão programados debates e palestras sobre questões ambientais, fundiárias, de legislação, certificação da madeira e desenvolvimento sustentável. Cento e cinqüenta empresários da cadeia produtiva de madeira e móveis e palestrantes convidados de diversas instituições vão participar das discussões. Ao final do Equinócio 2006, uma carta será escrita com as propostas construídas ao longo dos debates para ser entregue à presidência da República, órgãos federais e, em especial, ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O Equinócio é uma ação estratégica de promoção dos produtos do Amapá concebida pelo Sebrae no Estado e que ocorre nos últimos anos, sempre em parceria com o governo estadual. A Rodada Internacional de Negócios do Equinócio foi a marca do evento até 2004. "A cadeia produtiva de madeira e móveis é a segunda mais importante da nossa economia", informa a gerente do Sebrae no Amapá. Só o setor de mineração é mais forte, segundo Sandra.
O fechamento e interdição de mais de 50 madeireiras no Estado não afetará, no entanto, a realização do Equinócio 2006. "O foco do evento serão os debates, o conhecimento e a conscientização geral dos empresários, especialmente do setor moveleiro e da construção civil", enfatiza. O impasse florestal provocado pelo Ibama, de acordo com a gerente, é a prova de que não é mais possível trabalhar no improviso, sem estar legalizado.
Programação extensa
Além do Seminário de Manejo Florestal como Alternativa para o Desenvolvimento e a Conservação das Florestas do Estado do Amapá, de 18 a 20 de outubro, a programação do Equinócio 2006 contará com espaços e exposições de produtos artesanais e de móveis.
No Espaço Meio Ambiente, painéis, textos e imagens de diversas instituições e órgãos vão apresentar informações sobre animais em extinção e espécies da mata nativa no Amapá, visando despertar a reflexão dos visitantes.
No Salão de Design do Artesanato do Amapá, serão conhecidos os novos produtos desenvolvidos nas oficinas de design, promovidas pelo Sebrae. Fibras, sementes, cerâmica e pequenos objetos de madeira compõem esses produtos.
A cultura Maracá e Cunani será tema de exposição e de oficinas de design. Atividades teóricas e práticas vão demonstrar a melhoria de processos, transferência de tecnologia e inovação de produtos, visando ao aumento da competitividade dos produtos artesanais e a inserção nos mercados interno e externo.
O Armazém do Artesanato será a vitrine dos novos produtos artesanais apresentados no Salão de Design. Nesse espaço, as peças poderão ser adquiridas pelos visitantes. No Espaço de Certificação Ambiental, estarão montados painéis contendo informações sobre as experiências bem-sucedidas no campo da certificação florestal no Brasil. Organismos nacionais e internacionais vão participar desse espaço. A experiência no Amapá será destacada, pois o Estado foi o primeiro a iniciar o processo de certificação em áreas de floresta nativa no País.
O Telecentro Móvel do Sebrae no Amapá também estará no Equinócio 2006. No local serão ministrados treinamento gratuitos para empreendedores, por meio dos computadores instalados no ônibus. "Será uma ação de inclusão digital voltada aos donos de empresas de pequeno porte", esclarece Sandra.
(Por Vanessa Brito, Agência de Notícias Sebrae, 16/10/2006)
http://asn.interjornal.com.br/site/noticia.kmf?noticia=5319914&canal=206