Brasil é o país que mais contribui para preservação de florestas primárias
2006-10-17
O ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, apresentou ontem (16/10), em Campinas (SP), dados inéditos de um estudo que prova que o Brasil é o país que dá a maior contribuição na preservação das florestas nativas originais nos últimos 8.000 anos.
A pesquisa, feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), avaliou o percentual que cada região do planeta respondia por essas florestas e concluiu que, no período avaliado, a fatia brasileira cresceu três vezes e a da Europa, excluindo-se a Rússia, diminuiu 73 vezes.
O governo pretende utilizar o documento, a ser divulgado oficialmente no próximo mês, para desmistificar e refutar críticas sobre o desmatamento da floresta amazônica, utilizadas na ameaças de barreiras não-tarifárias ao agronegócio brasileiro.
Isso explica o fato de a Embrapa ter elaborado a pesquisa e ainda usar a Europa como modelo de comparação. O continente europeu é maior cliente dos produtos agrícolas brasileiros, mas também é um dos que mais impõem barreiras tarifárias.
Na última quinta-feira (12/10), Guedes já havia mostrado os números preliminares em uma reunião da Câmara de Comércio Holanda- Brasil, em Amsterdã.
Em sua apresentação na conferência, para uma platéia de técnicos e especialistas de 46 países, Guedes reforçou as críticas ao protecionismo mundial e, principalmente, às ameaças aos produtos agrícolas brasileiros por meio de barreiras não-tarifárias.
Ainda sobre a questão ambiental, o ministro detalhou aos presentes, a diferença entre a Floresta Amazônica e a Amazônia Legal, região que, apesar de incluir a mata, tem 100 milhões de hectares a mais e avança sobre estados agrícolas como o Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.
“Da área total de soja do Brasil, apenas 0,27% está em áreas de floresta. É bom salientar ainda que o governo brasileiro conseguiu reduzir no último ano em 31% o ritmo de desmatamento dessa floresta.” Guedes ainda rebateu as críticas feitas à mão-de-obra forçada ou escrava na agricultura brasileira.
(O Tempo - MG, 17/10/2006)
http://www.otempo.com.br/economia/lerMateria/?idMateria=66646