Tony Blair inaugura gasoduto mais extenso do mundo
2006-10-17
O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, inaugurou na segunda-feira (16/10) o mais extenso gasoduto do mundo, que une o Reino Unido e a Noruega, uma iniciativa que qualificou como sendo "um passo histórico" para assegurar a demanda futura de gás no país. O gasoduto de Langeled, de 750 milhas (cerca de 1.200 quilômetros) de extensão e considerado o mais longo do mundo segundo o seu tipo, irá prover um quinto do gás necessário para o Reino Unido nas próximas décadas.
Blair, junto com seu colega norueguês, Jens Stoltenberg, participaram em Londres de uma teleconferência ao vivo com Easington, no condado de East Yorkshire,aonde chegará a primeira entrega de gás. Durante o ato, os dois governantes receberam uma taça de chá preparado utilizando o gás proveniente do gasoduto. Segundo o primeiro-ministro britânico, a segurança energética irá se converter no futuro em algo tão importante quanto à defesa.
"A não ser que tomemos as decisões corretas, agora não haverá garantias sobre a nossa segurança energética para o futuro, por isso que tivermos que tomar essa medida", disse Blair. "Nós temos que enfrentar mais e com maior precisão os problemas energéticos, por causa do crescimento das economias de países como a China, Índia e outras nações emergentes, especialmente na Ásia", acrescentou.
Para Blair, se o Reino Unido "não conseguir resolver o problema dos recursos energéticos na atualidade, deverá pagar um alto preço no futuro", algo que irá afetar "tanto a economia como aos consumidores".
(Ansa, 16/10/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u111690.shtml