Chile sofre terremoto pela quarta vez em uma semana
2006-10-17
Um forte terremoto de 5,8 graus na escala Richter ocorreu ontem na região de Coquimbo, 400 quilômetros ao norte de Santiago, sem causar vítimas ou danos materiais, informou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi). Ainda segundo o Onemi, o tremor atingiu o grau cinco de intensidade na escala de Mercalli, que vai de um a doze.
O Departamento de Geofísica da Universidade do Chile informou que o tremor, de 17 segundos de duração, teve seu epicentro no mar. O terremoto também atingiu as regiões de La Serena, Coquimbo, Quillota, Illapel, Puchuncaví e Santiago.
Risco
De acordo com informações da imprensa local, o tremor desta segunda-feira foi o quarto dos últimos seis dias. Na última quinta-feira (12) a região central do Chile foi sacudi por um terremoto ainda mais forte. O tremor, que alcançou 6.1 de magnitude, começou às 14h05 (13h05 no horário de Brasília) e teve seu epicentro registrado na região de Coquimbo, que fica a 252 km a noroeste da capital, Santiago. A informação é do Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos.
A chefe do Birô de Emergência do governo, Carmen Fernandez, disse que o tremor foi sentido ao longo de uma faixa de 1.000 km do território do país. A faixa inclui Santiago e a cidade de Valparaiso, que juntas abrigam quase a metade da população chilena --de cerca de 15 milhões de habitantes. Segundo Fernandez, o tremor durou cerca de um minuto.
"Todos os relatos que temos indicam que não houve vítimas nem danos, apesar do risco em alguns lugares", afirmou.
(Folha Online, 16/10/2006)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u100994.shtml