Geólogos de Mato Grosso desenvolvem linha de fertilizantes orgânicos
2006-10-16
Dois geólogos adeptos da produção orgânica e donos de uma história de empreendedorismo acabam de dar origem à RockAll Fertilizantes para Orgânicos. Com pequena unidade industrial na cidade de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, a empresa se apresentará ao mercado no XV Encontro Latino-Americano do Programa Empretec, cujo tema é “Ecoempreendedorismo: um bom negócio para todo mundo”.
Prudêncio Rodrigues de Castro Júnior e José Carlos Alves Ferreira, sócios da RockAll, levam ao evento uma linha composta por quatro fertilizantes organominerais. São produtos formulados a partir de minerais encontrados em rochas. Das rochas trituradas em granulometria adequada, surgem os produtos que, segundo os idealizadores e fabricantes, são capazes de remineralizar solos que tiveram perdas do ponto de vista mineral.
"A partir de um combinação de rochas, fazemos um complexo natural e nutritivo para o solo. Trata-se de um fertilizante bioativo, que tem seu conteúdo mineral associado à matéria orgânica, o que incentiva o desenvolvimento de microrganismos do solo, deixando-os prontos para serem assimilados pelas raízes das plantas, sendo que o eventual excedente permanece no solo, sem ser dissolvido ou transportado pela água das chuvas para a rede hidrográfica", explica José Carlos.
A experiência na pesquisa e desenvolvimento da linha de produtos começou há dez anos. A partir de demandas de três produtores de alimentos orgânicos da cidade de Chapada dos Guimarães, José Carlos e Prudêncio Rodrigues passaram a produzir em pequena escala fertilizantes e corretivos naturais. O objetivo e, ao mesmo tempo desafio, era repor – de forma natural - os nutrientes extraídos do solo pela cultura de hortaliças e legumes, elevando a produtividade, sem utilizar adubos ou defensivos químicos.
"Qualquer cultura, até mesmo a orgânica, que não utiliza adubos nem defensivos químicos, traz um certo desgaste ao solo, que precisa de uma recomposição de nutrientes. O desafio, portanto, era desenvolver um produto eficaz e que respeitasse os princípios da produção orgânica", diz José Carlos. "E a sustentabilidade da produção orgânica está relacionada à sua produtividade, que pode ser garantida com fertilização e correção do solo", acrescenta.
Hoje, a linha de produtos da RockAll é única no Brasil e os produtos são certificados pelo Instituto Holístico de Agricultura Orgânica e pela Ecocert - esta última com reconhecimento internacional. Atualmente, só países onde as pesquisas sobre produtividade da agricultura orgânica estão mais avançadas, como Estados Unidos, Japão e Austrália, desenvolvem fertilizantes e corretivos de solo organominerais. "Os Estados Unidos, inclusive, subsidiam a recuperação mineral dos solos por meio de produtos naturais", afirma José Carlos.
Para inaugurar a pequena fábrica em Chapada dos Guimarães foram investidos R$ 30 mil em equipamentos. A capacidade de produção é de 30 toneladas mensais. Os sócios da RockAll apostam no crescimento da cultura orgânica no País e nas perspectivas de parcerias internacionais para fazer a empresa crescer. Apesar de ser desenvolvido para a agricultura orgânica, o primeiro mercado a ser trabalhado, segundo revela José Carlos, será o de jardinagem. "É um produto que pode ser aplicado para a melhoria do solo para qualquer finalidade", diz.
(24 Horas News – MT, 13/10/2006)
http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=193848