Austrália estuda construção de usina nuclear
2006-10-16
A Austrália estuda a construção de sua primeira usina nuclear em um prazo de dez anos, manifestou nesta segunda-feira (16/10) o ministro de indústria e recursos, Ian Macfarlane. "A energia nuclear traz benefícios e riscos que precisam ser avaliados. Uma vez que se tenha realizado o debate, o governo poderá decidir como avançar", manifestou Macfarlane após a o início da 15ª Conferência Nuclear da Bacia do Pacífico, em Sydney.
Segundo o ministro, o governo australiano espera até o final do ano a conclusão do primeiro relatório sobre os benefícios que seriam originados pela entrada da energia nuclear na Austrália. Por sua parte, o diretor-geral da Associação Mundial Nuclear, John Ritch, afirmou ao jornal "The Australian" que o país do Pacífico poderia se transformar no principal exportador de urânio enriquecido para satisfazer a crescente demanda global.
Segundo Ritch, o país necessitaria de apenas anos para construir uma usina no país. A Austrália se encontra em uma posição única no mundo, já que conta com uma das maiores reservas de urânio do mundo, mas por é um dos poucos países desenvolvidos que não utiliza a energia nuclear.
(O Globo, 16/10/2006)
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,AA1311601-5602,00.html