Catástrofes naturais afetam mais as crianças
2006-10-16
Leia, a seguir, a mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para as comemorações do Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais, realizadas anualmente em todo o mundo.
"Este ano, o tema do Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais, A Redução dos Riscos de Catástrofes Naturais começa na Escola, sublinha a necessidade de proteger as crianças e de conseguir que participem diretamente no trabalho destinado a melhorar nossa preparação para enfrentar as catástrofes.
As crianças são especialmente vulneráveis aos perigos que os fenômenos naturais representam, mas também podem ser importantes agentes de mudança, se souberem preparar-se para reagir em caso de alerta e reduzir os riscos em suas casas e nas suas comunidades. É fundamental, por isso, incluir nos programas escolares informação sobre os riscos de catástrofes e velar para que as crianças compreendam a relação entre esses riscos e o meio ambiente. É também necessário que os jovens participem em atividades de planejamento e avaliação de riscos e dar-lhes a possibilidade de partilhar experiências e boas práticas com outras pessoas, incluindo outros jovens. É ainda necessário reforçar os próprios edifícios escolares, para que resistam melhor às forças da natureza.
Nos últimos 10 anos, as catástrofes naturais fizeram mais de 600 mil mortos e afetaram mais de 2,4 mil milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento. Perderam-se, assim, anos de esforços em prol do desenvolvimento, o que agravou a pobreza milhões de pessoas, deixando-as ainda mais vulneráveis face aos riscos naturais. Mais do que nunca, devemos reforçar os nossos esforços para reduzir essa vulnerabilidade.
Para isso, a comunidade internacional assumiu um compromisso em relação às prioridades estabelecidas no Quadro de Ação de Hyogo 2005-2015: Aumentar a Capacidade de Recuperação de Países e Comunidades Perante as Catástrofes. A Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes – um sistema que engloba uma série de atores em escala global – destina-se a melhorar a coordenação e a mobilização de recursos. Neste Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais, apelo aos governos e a todos os atores pertinentes – desde educadores a empresas passando pela sociedade civil – para que respondam às necessidades das crianças e de outros grupos vulneráveis que vivem em zonas de risco.
(Informe ONU-Brasil, 16/10/2006)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=27300