Ecodiesel inaugura maior usina de biodiesel do País
2006-10-11
Crateús, a 401 quilômetros de Fortaleza, receberá a maior usina de biodiesel do País. A unidade da Brasil Ecodiesel entrará em operação no próximo dia 16 e terá capacidade de produção de 300 mil litros por dia. O investimento na fábrica, que possui nove mil m de área construída, foi de R$ 12 milhões. O empreendimento deve gerar 200 empregos diretos.
Segundo o assessor da presidência da Brasil Ecodiesel, Arlindo Pereira, a usina já está em pré-operação e será a segunda do Grupo no País. A primeira entrou em funcionamento em agosto de 2005, em Floriano no Piauí, e possui capacidade de produção de 130 mil litros de biodiesel por dia. Além dessas fábricas, a empresa está construindo unidades em Tocantins, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Sul, todas com tecnologia cearense da empresa Tecbio, cujo presidente é o pesquisador Expedito Parente. Em 1980, Parente patenteou a produção de biodiesel a partir de óleos vegetais.
Todas essas fábricas da Brasil Ecodiesel, que terão como matéria-prima a mamona e outras oleaginosas, devem produzir 430 milhões de litros de biodiesel em 2007. A produção será comprada pela Petrobras. Em julho, a Ecodiesel ganhou a concorrência para fornecer 77% do volume biodiesel no terceiro leilão de compra da Petrobras, realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Conforme Arlindo Pereira, até o final do ano, 12 mil famílias no Ceará serão cadastradas para fornecer a matéria-prima. Estes agricultores devem produzir 10 mil toneladas por ano de mamona para atender somente a unidade de Crateús.
Arlindo Pereira diz que o Ceará foi escolhido para receber o empreendimento pelas suas potencialidades e pelos incentivos. Entre eles, a "grande área de agricultura familiar e o clima semi-árido", que facilita a produção de mamona. Na parte do incentivo fiscal, o Governo do Estado deu desconto de 75% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). "O que ainda falta para o Ceará é uma maior disseminação da cultura (plantio) da mamona, assim como apoio ao produtor através de crédito e assistência técnica", avalia.
Através da lei 11.097/2005 - a chamada Lei do Biodiesel, tornou-se obrigatória a mistura de 2% de biodiesel ao diesel mineral, a partir de 2008. Hoje, explica Arlindo, esse percentual é opcional. Segundo o assessor da presidência da Ecodiesel, a Petrobras vem realizando leilões para cumprir essa lei e aquecer o mercado de biodiesel no País. Calcula-se que os 2% representam cerca de 800 milhões de litros de biodiesel/ano que, se produzidos pela agricultura familiar da mamona, representariam trabalho para 400 mil famílias.
A Lei do Biodiesel prevê que em 2013 essa mistura passará a 5% (obrigatório), e para substituir a importação, o País teria que produzir o equivalente a quatro bilhões de litros (mistura de 10%), representando emprego para dois milhões de famílias no meio rural. "A expectativa é de aumento da mistura para percentuais acima de 5%".
(Por Oswaldo Scaliotti, O Povo, 10/10/2006)
http://www.opovo.com.br/opovo/economian/637330.html