Pesquisadores discutem desertificação nos países do Mercosul
2006-10-11
Uma reunião realizada nesta terça-feira (10/10), em Porto Alegre, debateu o avanço da desertificação nos países do Mercosul. Um grupo de trabalho - formado por representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela e Bolívia - participou do evento que discutiu aspectos técnicos e estratégias conjuntas a serem adotadas pelos sete países membros.
Professora do Departamento de Geografia da Ufrgs, Dirce Suertegaray foi uma das palestrantes. A geógrafa gaúcha foi a primeira pesquisadora a usar o conceito de arenização, quando em 1987 defendeu sua tese de doutorado. O estudo focou a região Sudoeste do Estado.
Com base em registros históricos, Dirce afirmou que a arenização é um processo natural de transformação da natureza que foi agravado pela monocultura da soja implantada no Rio Grande do Sul na década de 70. "A dinâmica hídrica e eólica, sobre substratos arenosos do solo da região, dificulta a fixação da vegetação. Isso forma as ravinas e voçorocas que dão início ao processo", explicou. Segundo a geógrafa, os municípios mais atingidos pela arenização são Alegrete, São Francisco de Assis, Manoel Viana e Maçambará.
Dirce ressaltou que é favorável à proteção do Bioma Pampa, que abrange a maior parte do Rio Grande do Sul. "Por isso não acredito que o florestamento - com a monocultura de eucalipto - seja a solução para o problema da expansão da arenização", disse. Na visão dela, o Bioma Pampa conta com uma rica biodiversidade de espécies vegetais com alto valor farmacêutico e ornamental.
Ela destacou ainda que o desmatamento da Amazônia vem se dando em função da expansão do setor pastoril, numa grave contradição ambiental. "Enquanto ocorre o desflorestamento por lá, plantam-se árvores por aqui. Em razão disso, devemos buscar alternativas econômicas para a região Sudoeste do Estado, como a ampliação dos investimentos no setor pastoril, que causa menor impacto ambiental ao Pampa", afirmou.
(Jornal do Comércio, 11/10/2006)
http://jcrs.uol.com.br/home.aspx