Estados Unidos perdoam dívida de US$ 24 milhões da Guatemala em troca de conservação de florestas
2006-10-10
Os Estados Unidos perdoaram US$ 24 milhões de dívida bilateral da Guatemala com a condição de que este país use o dinheiro para conservar florestas tropicais pelos próximos 15 anos. O embaixador norte-americano na Guatemala, James Dirham, explicou ao Terramérica que estes fundos “ajudarão a conservar florestas tropicais úmidas, selvas tropicais e mangues guatemaltecos, que são o lar de centenas de espécies de pássaros, e (especialmente) aves aquáticas que migram” entre os dois países.
Os recursos serão destinados a preservar, entre outras regiões, a ocidental cadeia vulcânica do altiplano, onde há 885 espécies de animais, cem de plantas medicinais e uma floresta de coníferas. Também a oriental região de Cuchumatanes, de aproximadamente 13 mil hectares ricos em biodiversidade. Este acordo, do dia 2 de outubro, é o décimo assinado pelos Estados Unidos e constitui a maior troca de dívida por natureza concedida por esse país.
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.
(Terramérica, 09/10/2006)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=23312