Moradores argentinos protestam contra fábrica de ácido sulfúrico
2006-10-10
Moradores da cidade de Palpalá, na província argentina de Jujuy, protestam contra a instalação da Sulfhaar, uma fábrica de ácido sulfúrico aprovada pelas autoridades. A empresa se estabeleceu em agosto em Alto La Torre, bairro onde já existem 15 fábricas questionadas pelos moradores, entre fundições de prata e chumbo, uma fábrica de papel e outra de bórax.
“Se instalaram sem pedir autorização, embora desde 1990 seja proibida a instalação de novas fábricas contaminantes”, disse ao Terramérica Orlando Conejo Vargas, da Vizinhos Autoconvocados de Palpalá. “Vivemos ao lado das fábricas e à noite colocamos panos úmidos debaixo das portas para evitar que o mau cheiro e a poluição entrem em nossas casas”, denunciou. Palpalá fica a 15 quilômetros da capital da província e tem 45 mil habitantes.
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.
(Terramérica, 09/10/2006)
http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=23313