Chega a 954 número de crianças chinesas intoxicadas por chumbo
2006-10-10
O número de crianças chinesas com níveis de chumbo no sangue superiores a 100 miligramas aumentou para 954, depois que uma fundição de chumbo provocou a intoxicação de mais de 2.000 moradores há dois meses, informou a agência oficial Xinhua.
O número de crianças intoxicadas pode aumentar nas próximas horas, já que faltam serem liberados os resultados de 200 análises feitas ao longo dos últimos 20 dias em 1.789 crianças do distrito de Huixian, localizado na província de Gansu (noroeste). Mais de 620 crianças examinadas recentemente apresentaram níveis superiores a 100 miligramas por litro de sangue, o que pode provocar seqüelas irreversíveis nos sistemas nervoso e reprodutor, assim como pressão alta e anemia.
A esses resultados é preciso acrescentar os de 334 crianças detectadas com níveis semelhantes de chumbo desde que, em agosto, a intoxicação foi descoberta nas localidades de Xinsi e Mouba. Das 954 crianças comprovadamente intoxicadas, quatro já sofrem dos sintomas irreversíveis decorrentes do envenenamento.
Níveis elevados de chumbo, da ordem de 400 miligramas por litro de sangue, também foram detectados em 43 adultos nas últimas análises. Porém, o departamento de saúde da província não revelou mais dados sobre as condições e o número total de adultos intoxicados.
No mês passado, alguns dos moradores do distrito de Huixian denunciaram à Televisão Central da China (CCTV) que não encontraram os resultados dos exames disponíveis no hospital local, razão pela qual tiveram que percorrer 300 quilômetros até o hospital de Xijing, em Xian, capital da vizinha província de Shaanxi, para pedir uma segunda análise.
Um médico desse segundo hospital disse que o número de adultos intoxicados no distrito de Huixian é de pelo menos 877.
Os afetados são vítimas de uma fundição de chumbo que, no começo do segundo semestre, passou a operar de forma ilegal no distrito, depois que as autoridades ordenaram que a empresa suspendesse sua produção no início do ano. Após sua reestruturação em 2004, a Huixian County Non-Ferrous Metal Smelting Co.Ltd. não recebeu as devidas certificações das autoridades de proteção ambiental.
(EFE, 09/10/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/out/09/222.htm?RSS