Fracassa combate a erupção de lodo na Indonésia
2006-10-10
Equipes de limpeza fracassaram na tentativa de desviar para o oceano os milhões de toneladas de lodo que vêm irrompendo de um poço de uma empresa de gás de Java, informam fontes oficiais. "O lodo é muito grosso, e não pudemos desviá-lo por canos até o rio", disse um dos técnicos do projeto ao jornal Detik.
Os técnicos passaram uma semana trabalhando para tentar desviar os mais de seis milhões de metros cúbicos de lodo para o mar, antes da chegada da temporada de chuvas prevista para o próximo mês. Grupos ambientalistas denunciaram a operação, que se bem-sucedida causará a morte dos ecossistemas marinhos da costa.
Mas os moradores e autoridades locais vêem o desastre ambiental como um "mal menor", já que o lodo soterrou, até agora, oito vilas e forçou 13.000 pessoas abandonar suas casas.
Nenhuma das tentativas de deter a erupção de lodo teve êxito, e o poço continua a produzir lama quente a uma velocidade de 50.000 a 125.000 metros cúbicos diários, de acordo com fontes ligadas ao caso.
A erupção de lama, classificada como a pior tragédia causada por atividade humana dos últimos anos na Indonésia, teve início há mais de quatro meses, em um poço escavado pela companhia de gás Lapindo Brantas.
(EFE, 09/10/2006)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/out/09/145.htm?RSS