Fumaça de queimadas acinzenta céus do sudeste asiático
2006-10-09
Grandes partes da Indonésia, Malásia e Cingapura foram cobertas por fumaça de queimadas ilegais nas ilhas indonésias de Sumatra e Bornéu. A visibilidade em algumas partes de Bornéu foi reduzida a 50 metros, enquanto a vizinha Cingapura registrou seus piores níveis de poluição desde 1997.
Na Malásia, os arranha-céus foram cobertos pela fumaça cinzenta. Vôos foram cancelados, carros tiveram de sair com luzes ligadas em pleno dia, e as autoridades de Cingapura alertaram seus cidadãos quanto ao risco de fazer exercícios ao ar livre.
Fenômeno sazonal
A fumaça das queimadas é um problema anual em todo o sudeste da Ásia, durante a estação seca. Fazendeiros de regiões remotas usam o fogo para limpar áreas de floresta, embora a prática tenha sido banida pelos governos da região. A correspondente da BBC em Jacarta, na Indonésia, disse que a legislação é facilmente ignorada no interior do país. Na Malásia, os arranha-céus de Kuala Lumpur ficaram imersos em fumaça
Segundo ambientalistas, o problema se tornou mais sério nos últimos anos, porque a prática saiu do domínio dos pequenos fazendeiros e passou a ser adotada também por empresas madeireiras e de fabricação de óleo de palma. "Os incêndios são sazonais e muito previsíveis, mas o governo nunca implementa medidas efetivas para prevenir e gerenciá-las", disse à agêncian AFP Nordin, porta-voz do grupo ambientalista indonésio Salve Nossa Bornéu.
(BBC, 08/10/2006)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/10/061007_queimada_sudasia_pu.shtml