Ministério do Meio Ambiente lança edital para revitalização da bacia do São Francisco
2006-10-05
O Ministério do Meio Ambiente lançou ontem (4/10) um edital no valor de R$ 4,5 milhões para a formação da Rede de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão em apoio ao Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco. O dinheiro será destinado a projetos de pesquisa e cursos de capacitação.
De acordo com o coordenador do programa, Maurício Laxe, as ações do governo vão envolver diversas instituições públicas como ministérios, universidades; unidades de pesquisa; além de estados e municípios, “que às vezes tem políticas públicas desconectadas e são omissos nos processos”.
O objetivo da rede, segundo ele, é resgatar também a cultura e as economias locais. “O programa inclui ações de promoção ao turismo sustentável, a reforma agrária e a implementação de recursos pesqueiros”, disse.
Dentro do edital há uma linha especial para incentivar a participação de comunidades tradicionais, como as indígenas, quilombolas e a de pescadores. “A bacia do São Francisco, depois da Amazônia, tem a maior concentração dessas comunidades”, explicou.
Para que as pressões econômicas não se sobressaiam às necessidades ambientais e sociais, Laxe explicou que estratégias de enfrentamento devem ser montadas.
Maurício Laxe disse que toda a recuperação do rio, que começou em 2004, deve durar cerca de 20 anos, e custará mais de R$ 9 bilhões.
O lançamento do edital integra as comemorações dos 505 anos de descobrimento do São Francisco, rio que corta quatro estados do Nordeste.
(Por Isabela Vieira e Michel Medeiros, Agência Brasil, 04/10/2006)
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/10/04/materia.2006-10-04.7011467692